Peregrinatio Summorum Pontificum 2022

martedì 9 dicembre 2014

NEC PLVS VLTRA - Não passe daqui

A entrevista dada pelo papa a La Civiltà Cattolica [aqui] certamente não é magistério, mas a sua difusão e interpretação segundo as atuais estratégias mediáticas, cujos mantras são escandidos diariamente por um unânime coro progressista, difundem uma vulgata capaz de desorientar e desviar tanto a crentes como a não crentes, com o risco de fazer que o que hoje é só uma vulgata passe a ser algo mais sério e definitivo.

Não aceitamos mais que o sensus fidei católico seja cada vez mais diluído e ultrapassado por excessivas aproximações, omissões e ensinamentos estropiados e sem argumentações definitórias, que pretendem subdividir a realidade eclesial em categorias maniqueístas com base no que agrada ou não ao novo papa.

Examinemos esta afirmação:
«O Vaticano II foi uma releitura do Evangelho à luz da cultura contemporânea. Produziu um movimento de renovação que vem simplesmente do próprios Evangelho. São enormes os frutos. Basta recordar a liturgia. O trabalho da reforma litúrgica foi um serviço prestado ao povo, como releitura do Evangelho a partir de uma situação histórica concreta. Há, é verdade, linhas de hermenêutica de continuidade e de descontinuidade, mas uma coisa é clara: a dinâmica de leitura do Evangelho atualizada no hoje, própria do Concílio, é absolutamente irreversível. Há também questões particulares, como a liturgia segundo o Vetus Ordo. Acho que a escolha do Papa Bento foi prudencial, ligada ao amparo a algumas pessoas que têm uma sensibilidade particular. Considero, porém, preocupante o risco de ideologização do Vetus Ordo, a sua instrumentalização».
Pelo modo com o se exprime, este papa parece ter voltado ao indulto de João Paulo II. Mas a Carta Apostólica do seu predecessor, em forma de motu proprio: Summorum Pontificum [aqui] de 7 de julho de 2007, é norma universal, que garante a sacerdotes e fiéis o direito de aderirem à Tradição litúrgica do Rito Romano Antiquior. Uma norma universal não pode ser invalidada por uma entrevista, nem por uma medida de natureza particular. Contudo, por meio de uma práxis ateorética imposta e não acompanhada de explicações exaustivas, poderia parecer possível isso e outras coisas mais.

Deixando claro, de saída, que teríamos preferido ouvir que a cultura contemporânea foi lida à luz do Evangelho, em vez do contrário, o resto do discurso continua a ignorar que a crise da Fé está ligada à crise da Liturgia: já o dissera o então cardeal Ratzinger, que não se esqueceu de recordá-lo quando Papa; mas, segundo Bergoglio, a Igreja nunca esteve tão bem como agora que « a Reforma litúrgica garantiu o serviço do povo à luz de uma releitura do evangelho com base numa situação histórica concreta ». Se o Evangelho é relido à Luz de uma situação histórica concreta, quer isto dizer que a situação histórica mudou o Evangelho e, juntamente com ele, está em evolução também o mistério Pascal?
Com tais palavras sobre o “Vetus Ordo”, o papa parece relegar a nossa Santa Missa ao museu: agora, a resistência depende só de nós.

Não pode o papa fazer o que quer, mas a sua autoridade encontra – além dos limites relacionados com a constituição essencial da Igreja, com a lei divina e com o direito natural - os limites dogmáticos que o vinculam à revelação e ao testemunho autorizado codificado com autoridade pelos Papas anteriores: este é o único testemunho autorizado que a Igreja pode dar de si mesma. Caso contrário, estaremos no arbítrio, que desemboca na anomia, não compatíveis com a divina constituição da Igreja.

É fato que este princípio que permitiu que a nossa Fé nos fosse entregue intacta depois de dois milênios de história é hoje contornado não de iure, mas de facto. Se não existir mais nenhuma norma objetiva e estável, válida para todos e para sempre, tudo acabará dependendo da discricionariedade do responsável de plantão; o que não é aceitável, pois obedece a um princípio tirânico e arbitrário.

A Santa e Divina Liturgia no Rito romano usus antiquior deve ser conservada e trazida de volta à memória desta e das futuras gerações, como semente da fundada esperança de restituir à consciência eclesial a sua integridade, harmonia e dignidade. Ela não diz respeito apenas a «algumas pessoas que têm esta sensibilidade particular», pois não corresponde nem a 'gostos' pessoais nem a vagos sentimentos nostálgicos, mas, além de ser uma exigência espiritual reconhecida como direito a numerosas comunidades de sacerdotes e fiéis espalhados pelo mundo inteiro, representa o aspecto mais íntegro do ius divinum ao culto, função primária da Igreja.

O dado fundante é a reafirmação de que a Santa Missa é substancialmente um Sacrifício idêntico ao do Calvário, embora de forma incruenta, transportado para todos os pontos do tempo e do espaço, tendo com ele identidade na causa e na intencionalidade:
  1. eficiente: Jesus Cristo único Salvador;
  2. material: o único sacerdote, que é ao mesmo tempo a única vítima de valor infinito. Sem diminuir o sacerdócio dos fiéis, mas sem confundi-lo com o ordenado;
  3. formal: por meio de uma única ação sacrifical e da imolação da única vítima que, concluído o sacrifício e em virtude dele, nos faz participar da sua Oferta e da comunhão do Seu Corpo agora glorioso e que continua a edificar, santificar e nutrir a Igreja até o fim dos tempos;
  4. final: para maior glória de Deus e pela salvação de cada fiel e do gênero humano.
Sem esquecer:
  1. a parte da Santa Virgem em cada uma destas causas, que constitui o fundamento teológico da corredenção mariana, operada no tempo da sua vida terrena e consumada com a sua Assunção ao Céu.
  2. com intacta referência à Comunhão dos Santos e aos Coros Angélicos que constituem a Igreja Triunfante, indissoluvelmente copresente no Mistério da Una Santa Católica Apostólica, juntamente com a Igreja Padecente e Militante.
  3. que o Papa São Pio V, por meio do selo da Quo primum tempore, com o Missale Romanum de 1570 só efetuou uma revisão mínima no Missale curiale precedente. Quis, assim, pôr ordem na confusão reinante e na incerteza dos ritos, propondo e alcançando o objetivo de tornar unitário e doutrinalmente certo o que em alguns contextos da cristandade se tornara espúrio e doutrinalmente dúbio;
  4. que a uniformidade mesma que no campo litúrgico se encontra nas Comunidades cristãs dos primeiros dois séculos supõe um princípio de autoridade, um método de ação, ou seja, uma organização primitiva que devia apontar, mais que para os Apóstolos, para o próprio Cristo, a partir daquela Última Ceia que nos introduziu no novo horizonte da História, na Criação nova, que o Rito manifesta, reproduz e introduz no hic et nunc de todos os tempos: «Estarei convosco todos os dias...» «Fazei isto em memória de mim...», até que o Senhor volte em sua glória.
  5. A ação teândrica do Senhor, que se realiza no rito, da qual nascem e se consolidam as virtudes teologais e toda forma de missionariedade; o que se traduz em escolhas de vida coerentes.
Para ver com clareza o que está acontecendo e aquilo em que podemos influir é bom estar bem consciente de que a liturgia precisa de uma pastoral que a acompanhe. É um pão que deve ser partido da parte dos pastores e dos testemunhos. Para garantir e nutrir a participação dos fiéis, é indispensável uma séria iniciação ao que acontece no mistério, que pertence à ordem sobrenatural para alcançar e dar plenitude à nossa humanidade ferida. Ela exige, sobretudo, imersão e adoração, que geram o verdadeiro conhecimento e a ulterior compreensão e participação, cada vez mais profundas. O Rito já tem em si a sua vis transformante. Trata-se apenas de introduzir sabiamente os fiéis à sua vivência: alcança-se o resto gradualmente pela frequentação por obra do Espírito do Senhor e da fidelidade, transformando a pessoa, a comunidade, a história que elas escrevem com a própria vida.

A Liturgia está sempre ligada às duas únicas fontes que garantem a sua autenticidade: a continuidade da sacra Tradição e a sua proposta oficial por parte do magistério eclesiástico. Não é insignificante o fato de que a Tradição perca vitalidade quando arrancada das mãos de quem, por divina disposição, tem o comando, a guarda e a tarefa de retransmiti-la, ou seja, o magistério eclesiástico jamais separado do sensus fidei dos fiéis. Por certo não hão de querer excluir-nos da infallibilitas in credendo do conjunto do povo que caminha. Rever medos, resistências e preconceitos trará muita serenidade ao Povo de Deus e a verdadeira unidade entre os católicos.

Reivindicamos pertencer à Igreja Uma, Santa, Católica e Apostólica e, sim, também Romana.
Não queremos que justamente por parte de quem tem o seu comando, a guarda e a tarefa de retransmitir a Tradição sejam sufocadas por serem demasiadas vezes ignoradas, senão até rejeitadas, as instâncias de quem vive o rito antiquior, «jamais ab-rogado», com fidelidade e exemplar actuosa participatio.

Isto são superestruturas por derrubar ou pilastras que devem ser mantidas bem sólidas?

Um último esclarecimento. Ser fiéis à Tradição não significa estar fechados às novidades ou estar presos à igreja pré-conciliar. Não existe a igreja pré e a igreja pós conciliar: existe a Igreja e ponto final. Ela é o corpo místico de Cristo e, portanto, também Povo de Deus a caminho. E não rejeitamos o concílio. Simplesmente não o vemos como um novo superdogma e nos limitamos a colocar em discussão alguns dos seus pontos controvertidos. Acerca disto gostaríamos de ver instaurar-se um frutuoso diálogo com os nossos pastores, que parecem ter horror do «cheiro das ovelhas » que amam a Tradição, mesmo que não se mostrem fechadas nem sujeitas a deformações ideológicas. Vamos, então, falar sobre isso? Nós não pertencemos a outro rebanho, como tampouco fazemos parte de algum lobby, o que nada tem que ver conosco!
«Tradição não é um saudosismo dos tempos passados, mas fidelidade no presente» vale também para nós que não somos saudosistas nem tampouco estetas exibicionistas, características que não nos pertencem. Do passado não renegamos os fundamentos.

Rejeitamos com desdém e energia todo tipo de acusação ditada pela ignorância ou pela ignóbil falsidade, venha de onde vier. Refiro-me também às reiteradas flechas disparadas pela imprensa chapa branca, origem de uma indefensável pastoral mediática, que entrega à boca dos lobos as nossas coisas mais sagradas e permite aos porcos pisotearem as nossas mais belas pérolas. E não me refiro, é claro, à moral (ou pior, ao moralismo), pois a Igreja, ao anunciar o Evangelho de Cristo, não prega uma moral: o cristianismo não é uma moral, mas tem uma moral que descende da Verdade de que Ela é testemunha e sacramento.

NEC PLUS ULTRA: não passe daqui a pastoral do desprezo.

7 commenti:

Anonimo ha detto...

Bergoglio dichiara che sta pregando perché: "lo spirito illumini quei cardinali che si sono opposti nel sinodo".

Josh ha detto...

dal momento che lo Spirito Santo è anche Spirito di Verità:

S. Giovanni 15,
"Ma quando sarà venuto il Consolatore che io vi manderò da parte del Padre, lo Spirito della verità che procede dal Padre, egli testimonierà di me; 27 e anche voi mi renderete testimonianza, perché siete stati con me fin dal principio."

S. Giovanni 16,
"8 Quando sarà venuto, convincerà il mondo
_quanto al peccato,
_alla giustizia
_e al giudizio.
9 Quanto al peccato, perché non credono in me; 10 quanto alla giustizia, perché vado al Padre e non mi vedrete più; 11 quanto al giudizio, perché il principe di questo mondo è stato giudicato.
12 Ho ancora molte cose da dirvi; ma non sono per ora alla vostra portata; 13 quando però sarà venuto lui, lo Spirito della verità, egli vi guiderà in tutta la verità, perché non parlerà di suo, ma dirà tutto quello che avrà udito, e vi annuncerà le cose a venire. 14 Egli mi glorificherà perché prenderà del mio e ve lo annuncerà. 15 Tutte le cose che ha il Padre, sono mie; per questo ho detto che prenderà del mio e ve lo annuncerà."

quindi lo Spirito di Verità, in perfetta Comunione col Padre e il Figlio, ribadisce le dottrine di sempre, non certo si oppone alla Parola di Dio e alla sua richiesta di santità su tutti; Parola la quale è già chiara su Matrimonio, Indissolubilità, Etica sessuale.
Non è appoggiandosi alla Spirito di Verità che possiamo "immaginare" mutate le richieste da parte di Dio, che è sempre lo stesso, ieri, oggi e in eterno.

perciò sarebbe davvero bello sapere, ora, a quale altro spirito si sta pregando.....

lister ha detto...

Josh,
io qualche idea ce l'ho...:(

tralcio ha detto...

Attenzione Josh: Spirito santo e Spirito di Verità lo scrive lei.

Francesco parla solo di "spirito":
un classico UFO (Unidentified Flying Oxymoron) tanto più misterioso se chi lo nomina dispensa "l'uscire stando dentro" e "la diveniente dottrina immutabile" di un "progressismo rispettoso della tradizione" o l'indissolubilità finchè non si cambi idea...

Più propriamente in Hegel è lo spirito che produce le più alte conquiste dell'uomo.
Naturalmente è uno spirito "dialettico": soggettivo, oggettivo e assoluto. Tesi, antitesi e sintesi.
Il primo emerge dalla natura e "coscientizza" l'uomo.
Il secondo è la sua antitesi: lo spirito collettivo che si nelle istituzioni e nelle organizzazioni che regolano la convivenza dei soggetti umani, altrimenti destinati a confliggere. Lo spirito oggettivo risolve le difficoltà del singolo, sancendo la legge che concorre al bene comune impossibile alla persona da sola.
Infine lo spirito assoluto: quando l'IDEA giunge alla coscienza di sé stessa, sapendosi infinita: tutto è Spirito. Ciò che è mondo e caducità è ancora l'Assoluto stesso.

Se dunque l'assoluto è un'idea, quest'idea può essere indifferentemente codificata (comunitariamente) come capacità di fare, di pensare politicamente o filosoficamente o di avere un credo religioso e una teologia applicata. Tutto fa brodo.

E' la masso-terapia".
Crescete e tonificatevi.

Gederson Falcometa ha detto...

"Il Vaticano II è stato una rilettura del Vangelo alla luce della cultura contemporanea".

Nel pontificato di Benedetto si chiedeva di leggere il Concilio alla lice della tradizione, allora, continua la lettura del Vangelo alla lice della cultura contemporanea. Qui è il punto di partenza di quelli che capiscono che nulla esisteva nella Chiesa prima del Concilio!

Gederson Falcometa ha detto...

"Bergoglio dichiara che sta pregando perché: "lo spirito illumini quei cardinali che si sono opposti nel sinodo"".

Lo spirito di che parla Bergoglio, deve essere lo s"pirito assoluto" di che parla Hegel.

Gederson Falcometa ha detto...

Qualcuno cardinale doveva chiedere a Francesco in che cosa lui crede. Lei deve parlare chiariamente ciò che vuole del Sinodo.